terça-feira, 6 de março de 2007

A vírgula


Bem cedo, de manhã, ouvi um programa na rádio sobre a recém editada biografia de Alexandre O'Neill. Foi assim que escutei dois magníficos poemas seus, ditos por ele próprio. Gravações que desconhecia. Foi assim também que ouvi esta expressão extraordinária, tal como muitas do mesmo autor:

"(...) a vírgula maníaca do modo de ser funcionário."

!! Bom, não me sai da cabeça. Deve ser como estou a ficar, com um modo de ser funcionário. Mas ele referia-se a si mesmo, no poema, portanto, deve ter passado pela mesma angústia. Como não apurar sempre mais e mais um modo de ser funcionário, se cada vez mais é preciso ser um bom funcionário? Resta-me a vírgula maníaca, companheira fiel de dúvidas, hesitações e correcções. E acho que vou estar sempre ocupada. Há sempre uma vírgula para acrescentar, retirar ou rectificar. Valha-me isso!

Grande poeta, Alexandre O'Neill!