sexta-feira, 2 de março de 2007

Do Universo

Enceladus


"O facto de um computador imitar o nosso universo leva um grande número de autores a interrogarem-se, legitimamente, sobre se o universo é, ele próprio, um computador. Segundo eles, tudo no mundo seria um processo de cálculo, muito complicado, mas afinal, com resultados previsíveis, uma vez conhecido o programa que regula a máquina do mundo. Se o universo é um computador, uma reflexão aprofundada sobre a computação conduzirá, necessariamente, a um conhecimento acrescido sobre o universo."
Carlos Fiolhais, Universo, Computadores e tudo o resto



Ring World


" O cientista não estuda a Natureza porque tal é útil. Estuda-a porque tem prazer nisso; e tem prazer nisso porque ela é bela. Se a Natureza não fosse bela, não valeria a pena o conhecimento, nem a vida valeria a pena ser vivida. (...) É porque a simplicidade e a vastidão são ambas belas que procuramos de preferência factos simples e factos vastos, que tomamos prazer, (...) em seguir os gigantescos percursos das estrelas, (...)."
Henri Poincaré, Le valeur de la science



The Great Crossing


" (...) o grande sonho da descoberta de um esquema unificador que ligasse os factos e os acontecimentos que observamos e vivemos, esse grande sonho nunca foi inteiramente abandonado. Na segunda metade do século XX, o vazio espiritual deixado pela explosão dos sistemas clássicos de conhecimento e de crença ressuscitou esse sonho e suscitou uma nova procura. Hoje, é essa procura mais do que nunca que está na ordem do dia. Como se revela através de fotografias tiradas do espaço a partir dos satélites, o nosso planeta é um mundo integrado num mundo mais vasto: o sistema solar, a galáxia, o Universo no seu conjunto. O novo esforço desenvolvido para se alcançar uma visão integral, global, tem em conta essas realidades mais amplas: a procura das nossas origens, o nosso lugar e o nosso papel na natureza e no cosmos."
E. Laszlo, Nas Raízes do Universo


Titan's Halo

Imagens de Cassini-Huygens (clicar para mais imagens aqui )