É tempo de dar gás à Filosofia!
A este propósito, não posso deixar de referir a crónica de Daniel Sampaio, "Porque sim", publicada na revista XIS do jornal Público, subjacente ao tema: "Salvemos a Filosofia". Da qual se transcrevem algumas significativas passagens:
" A Filosofia ajuda na síntese do que se aprendeu noutros campos, ao lançar novas perspectivas sobre a História, as Ciências e a Literatura. Constitui uma espécie de inventário crítico sobre a experiência humana que o adolescente adquire nas diversas acções do seu quotidiano. Ajuda os jovens a perceberem que existe reflexão para além do imediato, opinião que ultrapassa a imagem instantânea, discussão mais aprofundada do que a que aparece na maioria dos debates televisivos."
Obrigada, Daniel Sampaio! A Filosofia agradece.
Mas é de reter ainda o que acrescenta:
" É claro que nem sempre o ensino da Filosofia no Secundário tem sido o melhor, porque nalguns casos não se organizou a partir das experiências e das vivências concretas dos estudantes: por exemplo, faria todo o sentido discutir o Tempo, a Morte, Deus, o sentido e o valor da Vida, a Condição Humana, tudo temas que sabemos poderem interessar os alunos. O recurso à análise das fontes deveria ser a regra, de modo a melhorar a interpretação crítica dos textos, uma dificuldade tão evidente em muitos dos nossos estudantes. Erros de percurso, contudo, não podem levar a pôr tudo em causa. Perante jovens em formação, numa sociedade que privilegia o imediato e não valoriza a reflexão, a Filosofia é um dos últimos redutos do pensamento livre."
Agradeço à colega de trabalho que me passou este excelente texto de Daniel Sampaio, a meu ver, motivador e estimulante no sentido da reflexão, para todos, professores incluídos. E sim, revisitemos as fontes... Estimulemos os nossos sentidos, o nosso pensamento, repensemos tudo se for preciso, mas com o seu testemunho.
Sejamos por algum tempo um reflexo do Pensador de Rodin, imagem da minha predilecção.
Viver o interior das palavras...