sexta-feira, 1 de junho de 2007

Einstein e a música



"(...) Einstein começou muito cedo a ter aulas de violino, que se prolongaram até aos 14 anos. A princípio, a prática repetitiva e interminável não lhe agradava nada, mas por fim a música tornou-se uma parte fundamental da sua vida. Mais tarde, escreveu que só depois de se ter apaixonado pelas sonatas de Mozart, aos 13 anos, começara verdadeiramente a compreender e a apreciar a música. Acrescentou ainda que o amor é melhor professor do que o dever. Para Einstein, esta era sem dúvida uma verdade irrefutável, pois detestava as abordagens mecânicas à educação."
in Einstein, Vida & Época, Peter D. Smith



"Einstein tinha pela música um amor profundo, que raiava o espiritual. Hans Byland recorda ter tocado sonatas de Mozart com o jovem Einstein, então com 17 anos: «Quando ele começou a tocar violino, a sala pareceu amplificar-se. Eu estava a ouvir o verdadeiro Mozart pela primeira vez em toda a beleza grega da limpidez das suas linhas, ora graciosas ora magnificamente poderosas. Aquilo é divinal, dizia ele, temos de tocar outra vez. Que alma na forma como tocava! Eu não o reconhecia.» Os compositores preferidos de Einstein eram Bach, Mozart e Schubert, (...)."
in Einstein, Vida & Época, Peter D. Smith


"A mais bela experiência que podemos ter é a do misterioso. Ele é a emoção fundamental que permanece no berço da verdadeira arte e da verdadeira ciência. Quem não sabe disso e já não consegue surpreender-se ou maravilhar-se, está praticamente morto e tem os olhos embaciados. Foi a experiência do mistério - ainda que misturado com o medo - que deu origem à religião. O conhecimento da existência de uma coisa em que não podemos penetrar, as nossas percepções da razão mais profunda e da beleza mais radiante, as quais só são acessíveis à mente na sua forma mais primitiva - é este conhecimento e esta emoção que constituem a verdadeira religiosidade; neste sentido, e apenas neste sentido, sou um homem profundamente religioso. (...)"
in «What I believe» (1930), Albert Einstein

(Imagens obtidas aqui e aqui )