domingo, 6 de maio de 2007

Leitura

Mulheres que lêem são perigosas

Este livro de título algo provocador, chamou-me a atenção também pela bela capa com que se apresenta à nossa vista. De facto, fiquei interessada pela ideia que imaginei vir a encontrar desenvolvida no seu interior. E assim aconteceu. Há nele textos de reflexão acerca do acto de ler que julgo serem de reter.

O livro mostra-nos também, e sobretudo, uma magnífica colecção de imagens, pinturas na sua maioria, mas igualmente algumas fotografias. Todas elas registam a leitura no feminino, se assim é possível designar o desejo de convívio com os livros e com a literatura em geral, por parte das mulheres. Ao longo da história, nem sempre lhes foi permitida e muito menos incentivada a leitura... Felizmente, quanto a isso, os tempos mudaram muito! Infelizmente, ainda não mudaram tudo. Existem sociedades onde o direito ao conhecimento em geral, e à leitura, em particular, não é ainda uma realidade feminina. Cabe, agora, a todas as mulheres que dispõem desta liberdade, a responsabilidade de fazerem justiça a esse direito mais do que devido. Ou seja, fazer da leitura uma aposta no amor pelo conhecimento e, ao mesmo tempo, na possibilidade de recriar no mundo o universo do sonho e da fantasia.

Homem ou mulher, a todos a leitura pode enriquecer. A ideia deste livro parece-me ser a de homenagear as mulheres do mundo inteiro enquanto leitoras atentas, apaixonadas e interessadas. Porque no caso delas, o direito à leitura teve que ser conquistado. Assim como muitas outras coisas...
Uma sugestão de oferta magnífica para o Dia da Mãe!

Mais informação sobre esta publicação: aqui
e aqui

(imagem da capa do livro: quadro do pintor florentino Vittorio Matteo Corcos)