sábado, 13 de outubro de 2007

Estrelas, poeiras e buracos negros...


Por estes dias, ouvi uma notícia que me pareceu super interessante e digna de ser assinalada. Entre o que se escuta por aí, é preciso fazer triagens. Feita a minha, seleccionei este facto, agora relembrado à luz de novas imagens obtidas, e que já há algum tempo tem vindo a suscitar a minha admiração e curiosidade (espanto filosófico, se quiserem...). Também uma certa alegria.
Refere-se a nós e refere-se às estrelas. Existe algo mais atraente? Aquelas estrelinhas tão bonitas, a piscar no céu, são feitas da matéria que está na nossa origem. Na do planeta, na da vida em geral, em última análise, na origem da nossa vida de seres humanos.

Cientistas, astrónomos e astrofísicos em particular, constataram através das suas investigações, desenvolvidas ao longo dos últimos anos, e a partir de imagens que lhes vão sendo enviadas do espaço, o seguinte facto extraordinário: há poeira estelar nas imediações de buracos negros. Assim sendo, pode pensar-se, desde já, que esta poeira, matéria que estará na origem das próprias estrelas, provém de um local onde, hipoteticamente, tudo é sugado e nada é devolvido. Onde nada escapa ao desaparecimento para um algures...
Pelos vistos, ou alguma coisa não é "engolida" ou é-nos devolvida pelos buracos negros. Porque fica por ali, nas imediações dos ditos buracos negros, até chegar a ser visível por nós. Visão esta que não posso deixar de considerar como resultado de trabalhos de "gigantes"! Quando quer, o ser humano é capaz de coisas magníficas. Pena que não se distribuam sempre as energias de uma forma mais acertada para o futuro da nossa espécie.

Assim sendo, fica a interrogação: o universo formou-se a partir de um buraco negro?! Que mistérios encerram estes estranhos locais do universo? Afinal, a vida surgiu das "trevas"?! Interrogações que ficam no ar, para pensar, sempre à espera de mais novidades...

Quando dizemos que somos "feitos" de estrelas, podemos em alternativa avançar que somos feitos de poeira estelar que "convive" com buracos negros... A diferença reside provavelmente, entre outros importantes aspectos, numa questão de transformações da matéria e no facto de ela existir sob maior ou menor ordem, organização e complexidade.

Fica esta menção, nada "científica", nada conclusiva, mas repleta da minha mais profunda admiração!

Para mais informação sobre... seleccionei aqui

De destacar também a atribuição do Prémio Nobel da Literatura a Doris Lessing. Justamente merecido. Uma grande escritora que nos tem proporcionado uma insubstituível visão do ser humano. Porque não se têm publicado mais as suas obras?!

O facto do Prémio Nobel da Paz ter ido para Al Gore, bom, neste caso, já se me colocam algumas dúvidas quanto a tal decisão.

Bom fim-de-semana!

(Imagem daqui )